quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Métodos de Extração dos Óleos Essenciais

   Os métodos de extração dos óleos essenciais variam de acordo com a função de cada planta. Vários fatores podem alterar a qualidade do produto final, como o calor e a pressão, que podem vim a interferir oxidando ou quebrando as moléculas do princípio ativo encontrado no óleo essencial.

Os óleos essenciais são extraídos através de diversos processos, entre eles temos:

·         Destilação a vapor;
·         Maceração;
·         Hidrodestilação;
·         Destilação a vácuo;
·         Extração por solvente;
·         Enfloragem;
·         Prensagem.

Aqui estão mais detalhadamente alguns desses processos de extração:

Destilação a vapor:
   A extração por destilação a vapor é uma das mais comuns, geralmente utilizada em folhas e ervas. A destilação é feita através do aquecimento da água, onde seu vapor resultante contendo partes do material vegetal circula por um tubo que se encontra no alto do destilador, logo, este vapor  faz com que as paredes celulares se abram e consequentemente liberem o óleo essencial, este evapora junto com o vapor d’agua, após passando por um processo de resfriamento, se condensando junto com  a água, nesta água na parte superior se encontra o óleo essencial que é separado por meio da decantação.  A água que resta serve para vários fins terapêuticos 


Extração por solventes:
   Esse tipo de extração é empregado geralmente em plantas mais delicadas, pois estas não suportam elevadas temperaturas. Nesse processo utiliza-se o solvente químico Hexano, que vai ser responsável por extrair os compostos aromáticos da planta. O concreto vai ser o produto final deste processo, onde no momento de extração desse concreto obtém-se o óleo essencial.



Prensagem a frio:
   A Prensagem a frio ou Escarificação, é utilizada para extração dos óleos essenciais de frutas cítricas.  Logo, nesse processo as frutas inteiras são prensadas por uma prensa hidráulica, resultando na obtenção tanto do óleo essencial, quanto do suco. Após essa prensagem ocorre o processo de centrifugação dessa mistura, separando assim o óleo essencial puro.



Maceração:
   A maceração é um método que pode ser desenvolvido em casa, esmagando as flores ou folhas de seu desejo até que escolha um óleo carreador e impregne com o aroma da flor ou do fruto. Facilmente pode ser executado, colocando uma parte da flor e duas partes de óleo de girassol ou de amêndoas, em seguida faz-se a infusão por um intervalo de tempo de 3 horas. Logo, filtrando as flores esmagando-as, em seguida coloca-se a solução resultante em um frasco.







2 comentários:

  1. Estava relutante sobre isso, mas realmente existe uma forma manual de se extrair esses óleos :o

    ResponderExcluir
  2. mediante a explanação acima os métodos de extração de óleos tornou-se esclarecido perante os olhos de um leigo. parabéns pela postagem!

    ResponderExcluir